Implantodontia
- Categoria: Tratamento
- Data de publicação
- Escrito por Implantodontia
- Acessos: 1239
O Implante é realizado quando já se perdeu o dente e a raiz. No lugar da raiz é colocado um pino de titânio, que é um material bem aceito pelo organismo, e sobre esse pino são colocados dentes artificiais. Hoje o implante é mais acessível e pode ser a solução definitiva para quem perdeu um ou mais dentes e também para aquelas pessoas que usam próteses móveis e que desejam mais estabilidade e conforto para mastigar e até mesmo sorrir.
As áreas de competência para atuação do especialista em implantodontia incluem:
• Técnicas cirúrgicas específicas ou usuais nas colocações de implantes;
• Manutenção e controle dos implantes;
• Técnicas de ganho de tecido ósseo (enxertos particulados, em bloco e elevação de assoalho de seio maxilar)
• Técnicas de enxerto e plástica gengival
Benefícios:
- Maior de próteses
- Melhor mastigação (melhor qualidade de mastigação)
- Melhor condição nutricional (por permitir ingestão de alimentos a base de fibras)
Melhora
- Melhora fonética
- Inclusão social
- Muitas vezes não precisa desgastar dentes adjacentes ao dente que foi perdido, como nas próteses fixas convencionais (pontes)
- Acaba com desconforto gerado por algumas próteses móveis (dentaduras, roachs, próteses removíveis em geral)
- Reabilitação de perda de um, alguns ou todos os dentes.
Retarda perda óssea por devolver a função mastigatória ao osso de suporte.
Nos casos mais complexos ou pacientes mais tensos, normalmente indicamos o acompanhamento de um médico anestesista, que fará a sedação consciente do paciente (não é anestesia geral), com isso dando maior conforto e amnésia da cirurgia (paciente não se lembra da cirurgia, não gerando possíveis traumas).
Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.
O sistema de implante envolve duas etapas (cirúrgica + protética):
Etapa Cirurgica:
Consiste na instalação dos implantes nos ossos maxilares. É, na maioria das vezes, indolor, tanto no ato cirúrgico, como no pós-operatório. Durante um período necessário de espera (3 a 6 meses), acontecerá a osseointegração (o tecido ósseo se liga à superfície do implante), onde os implantes permanecem dentro do osso e protegidos de cargas mastigatórias.
Etapa protética:
consiste na elaboração da prótese sobre os implantes. A fixação desta prótese ao implante é feita por meio de aparafusamento ou por cimentação.
As próteses podem ser unitárias, múltiplas, totais, fixas, removíveis e devem substituir tudo que foi perdido (dentes + gengiva).